sábado, 30 de abril de 2011

FUNCIONALISMO PÚBLICO - 1º DE MAIO REFORÇA LUTA DOS SERVIDORES POR DATA-BASE E CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA

O Dia do Trabalhador será comemorado neste domingo, 1º de maio. A data faz parte da pauta unificada dos servidores que defendem data-base para a categoria em 1º maio. Coincide também com o início da semana em que servidores federais unidos em torno de uma campanha salarial têm reunião agendada no Ministério do Planejamento. Na terça, 3, a Condsef, junto com representantes das demais entidades nacionais que organizam a luta unificada dos servidores federais, participa da reunião que vai debater a retirada de projetos, medidas provisórias e decretos que ameaçam a melhoria das condições de trabalho e qualidade dos serviços prestados à população.

Na primeira reunião entre trabalhadores e governo, o secretário de Relações do Trabalho informou que apenas algumas entidades poderiam participar das reuniões que discutem a pauta unificada. Unânimes em defender a livre organização dos trabalhadores, as entidades permanecem unidas e não vão aceitar que o governo decida quem deve representar os servidores na mesa de negociação. A expectativa é de que o processo corra sem arrogâncias e com a tranqüilidade necessária para trazer avanços.

Outras duas reuniões estão pré-agendadas para debater os demais itens da pauta unificada da campanha salarial dos servidores federais. No dia 17 de maio o tema central será a Convenção 151 da OIT que trata da regulamentação da negociação coletiva no setor público. Os demais itens da campanha, incluindo data-base para 1º de maio, serão discutidos em reunião no dia 31 de maio.  A expectativa é de que o cronograma de negociações avance. “Esperamos que o governo esteja disposto a discutir com seriedade as propostas apresentadas pelos trabalhadores do setor público. Caso contrário, buscaremos mecanismos para fortalecer a unidade e pressão em torno de nossas demandas”, adiantou Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Condsef.

Pauta específica – O governo também divulgou cronograma de reuniões para debater pautas específicas das diversas categorias do setor público. O Planejamento recebe a Condsef na quinta-feira, 5. Na oportunidade a entidade vai levar o memorial assinado no dia 14 de dezembro entre Condsef, CUT e Planejamento. O objetivo é conseguir que o governo finalmente encaminhe demandas que estão pendentes desde o final do governo Lula. A Condsef também vai apresentar demandas que foram levantadas durante seminário realizado esta semana com suas entidades filiadas e tratou da avaliação de desempenho no setor público. A intenção é tratar de gargalos contidos na Lei e no Decreto que tratam do tema.

Todas as entidades terão espaço garantido para debater suas pautas específicas e seguirão fortalecendo a luta em torno da pauta unificada. A categoria está permanentemente mobilizada para buscar avanços nesse processo de negociação com o governo. Para o dia 11 de maio está agendado um Dia Nacional de Luta que deve unir servidores federais do Executivo, Legislativo e Judiciário em todo o Brasil. O objetivo é seguir fortalecendo a unidade pelo atendimento de demandas urgentes. “Vamos seguir debatendo em assembléias e fóruns unificados as ações necessárias para alcançarmos os avanços esperados”, acrescentou Sérgio Ronaldo.

Independente das dificuldades, o 1o de maio será sempre celebrado lembrando as lutas, vitórias e buscando forças para enfrentar os problemas que ainda atravessam o caminho dos trabalhadores. Mas para a Condsef todo dia é dia do trabalhador e todo o dia é dia de respeitar direitos e reconhecer o papel fundamental dos trabalhadores seja da iniciativa pública ou privada para o crescimento e desenvolvimento das nações.

De: CONDSEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário