terça-feira, 19 de abril de 2011

RENÚNCIA DE FIDEL CASTRO À LIDERANÇA DO PARTIDO COMUNISTA DE CUBA

HAVANA -  Fidel Castro confirmou a renúncia à liderança máxima do Partido Comunista de Cuba (PCC), seu último alto cargo político, ao pedir para ser excluído do Comitê Central, principal órgão da formação, em um artigo publicado nesta terça-feira.

"Raúl sabia que eu não aceitaria na atualidade cargo algum no Partido", afirma Fidel, ao explicar em um texto no portal Cubadebate.cu sua "ausência" no novo Comitê Central do PCC, eleito segunda-feira pelo VI Congresso do PCC.
Fidel Castro, 84 anos, ocupava o cargo de primeiro secretário do Comitê Central do PCC - o principal no regime comunista - desde a criação do partido, o único legal em Cuba, em 1965. Seu irmão Raúl é o segundo na hierarquia e provavelmente será o sucessor.

O dirigente comunista confirmou assim o que havia afirmado em março sobre a renúncia ao comando do PCC. Fidel cedeu a Raúl a liderança em julho de 2006, em consequência de uma grave doença, mas continuou sendo chamado de primeiro secretário.

"Ele sempre foi quem me chamava de primeiro secretário e Comandante-em-Chefe, funções que como se sabe deleguei na Proclama divulgada quando fiquei gravemente enfermo", reiterou Fidel.

"Nunca tentei, nem podia fisicamente exercê-las, apesar de ter recuperado consideravelmente a capacidade de analisar e escrever. No entanto, ele nunca deixou de transmitir-me as ideias que projetava", completou.

3 comentários:

  1. É chato e muito triste saber que o tempo chega para todos e este chegou ao Senhor Comandante.

    Com uma vida repleta de vitórias e contos, és uma personagem da história mundial que deixará saudades.

    Vida Longa Comandante !!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é dizem que coisa ruim não morre ... é verdade.

    ResponderExcluir
  3. Numa época de mudanças pós-guerra, aflições e angustias eram marcas precisas em povos fracos e sem esperança.
    Neste cenário de exploração, pelo menos em Cuba surgiram Homens que se dispuseram a doar suas próprias vidas em troca por dias melhores.
    Hoje é fácil falar que esse Homem que começa a se desligar do encontro com a sua estória, já devia ter feito a passagem a muito. Isto sim é ser cruel e covarde.
    O que fez você, crítico, na sua vida que realmente considera ter valido a Luta ?

    ResponderExcluir