segunda-feira, 9 de maio de 2011

CINGAPURA - PARTIDO NO PODER É VENCEDOR DAS ELEIÇÕES


Cerca de 2,2 milhões de eleitores estavam convocados às urnas nestas eleições, consideradas pelos observadores como as mais abertas desde a independência em 1965.
07 de Maio de 2011

France Presse

CINGAPURA, 7 Mai 2011 (AFP) -O partido no poder há meio século em Cingapura saiu vencedor neste sábado das eleições legislativas, embora a oposição tenha conquistado resultados sem precedentes, segundo resultados provisórios.

O Partido de Ação Popular (PAP), que governa sozinho desde 1969, conseguiu conservar a maioria dos 87 assentos do Parlamento unicameral, de acordo com os primeiros resultados.

Mas a oposição conquistou seus melhores números em uma eleição legislativa, liderada pelo Partido dos Trabalhadores, um dos seis grupos que a integram.

Se as previsões se confirmarem, a oposição pode triplicar sua presença no Parlamento, onde dispunha apenas de dois assentos desde a última eleição, em 2006.

Até agora, o melhor resultado da oposição remonta a 1991, quando conquistou quatro assentos.
Cerca de 2,2 milhões de eleitores estavam convocados às urnas nestas eleições, consideradas pelos observadores como as mais abertas desde a independência em 1965.

Conhecendo Cingapura: Wikipédia

Singapura (FO 1943: Cingapura)  (Chinês:新加坡, Xīnjiāpō; Malaio: Singapura; Tâmil: சிங்கப்பூர், Cingkappūr), oficialmente República de Singapura, é uma cidade-estado insular localizada no extremo sul da península malaia, situada 137 quilômetros ao norte do equador, do sul do estado Malaio de Johor e das Ilhas Riau, no norte da Indonésia. Com 710,2 km², Singapura é um microestado e o menor país do Sudeste Asiático. É substancialmente maior do que Mônaco e Vaticano, as outras únicas cidade-estado soberanas sobreviventes.

Antes da colonização europeia a ilha, agora conhecida como Singapura, foi o local de uma vila de pescadores malaios na foz do rio Singapura. Várias centenas de povos indígenas Orang-Laut também viveram ao longo da costa próxima, nos rios e nas ilhas menores. Em 1819, a Companhia Britânica das Índias Orientais, liderada por Sir Stamford Raffles, estabeleceu uma feitoria na ilha, que foi utilizada como um porto na rota das especiarias. Singapura se tornou um dos mais importantes centros comerciais e militares do Império Britânico e centro do poder britânico no sudeste da Ásia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a colônia britânica foi ocupada pelos japoneses após a Batalha de Singapura, que Winston Churchill chamou de "a maior derrota da Grã-Bretanha". Singapura reverteu-se para o domínio britânico em 1945, imediatamente após a guerra. Dezoito anos depois, em 1963, a cidade, tendo alcançado a independência do Reino Unido, fundiu-se com Malaya, Sabah e Sarawak para formar Malásia. No entanto, a operação não foi bem sucedida e, menos de dois anos depois, ele se separou da Federação e se tornou uma república independente dentro da Comunidade das Nações, em 9 de agosto de 1965. Singapura foi admitido nas Nações Unidas em 21 de setembro do mesmo ano.

Desde a independência, o padrão de vida de Singapura aumentou de forma dramática. O investimento estrangeiro direto e uma unidade liderada pelo Estado para a industrialização com base em planos elaborados pelo economista holandês Albert Winsemius criaram uma economia moderna, centrada na indústria, educação e planejamento urbano. Singapura é o 5º país mais rico do mundo em termos do PIB (PPC) per capita. Em Dezembro de 2008, as reservas cambiais desta pequena nação-ilha situavam-se em cerca de US$ 174,2 bilhões. O governo de Singapura, com a aprovação do presidente, anunciou em Março de 2009 que iria usar suas reservas oficiais pela primeira vez e retirar US$ 4,9 bilhões.

Em 2009, a Exonomist Intelligence Unit classificou Singapura como a décima cidade mais cara do mundo para se viver e a terceira mais cara da Ásia, depois de Tóquio e Osaka. A pesquisa Cost of Living de 2009, feita pela empresa de consultoria Mercer, também classificou Singapura na décima posição como a cidade mais cara para expatriados.

A população de Singapura, incluindo os não residentes, é de cerca de 5 milhões de habitantes. Singapura é muito cosmopolita e diversificada com o povo chinês formando uma maioria étnica com grandes populações de malaios, povos indígenas e outros. Inglês, malaio, tâmil e chinês são as línguas oficiais do país.

Singapura é uma república parlamentarista e a Constituição de Singapura estabelece a democracia representativa como o sistema político da nação. O Partido Popular (PAP) domina o processo político e ganhou o controle do Parlamento em todas as eleições desde o auto-governo, em 1959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário