RESGATE DE MEMÓRIAS DO BASTA !
BASTA !
UM NOVO MODELO SINDICAL, que seja ágil, tenha vigor, inteligência, articule politicamente de forma séria, centrado exclusivamente nos eixos de sua representatividade e defensor perpétuo dos interesses de sua Categoria, de suas Bases. Consideramos ser de enorme importância, o resgate da estima dos trabalhadores do IBGE, ouvir suas vozes, seus lamentos e sonhos. Um sindicato, antes de tudo, deve propiciar segurança, ser democrático em sua essência, deve respeitar os anseios de seus representados e nunca omitir-se, negligenciar ou apenas "DAR ORDENS", pois o DONO DO SINDICATO É SUA CATEGORIA, E SÓ !!!!RENOVAR O SINDICATO
É HORA DE RENOVAR O SINDICATO
PREZADOS(AS) IBEGEANOS(AS),
Ano 2008
Nós, Brasileiros e Ibegeanos temos vividos tempos difíceis, sejam no tocante à política nacional, ou, no interior deste próprio IBGE. Todavia, o que nos sustenta no íntimo, é a esperança de um dia melhor, a certeza de que vamos renovar as vitórias, trazendo consigo, a tão esperada felicidade, o reconhecimento justo do nosso trabalho, da nossa existência enquanto Brasileiros e Ibegeanos.
Nessa idéia, todo e qualquer cidadão, por mais humilde que seja, deseja ver o seu sonho realizado. Nós, Ibegeanos, também sonhamos em resgatar o respeito do Povo Brasileiro frente à missão institucional do IBGE, desejamos também, a nossa devida valorização por toda e qualquer linha traçada, escrita ou desenhada por mãos Ibegeanas.
Para tanto, não nos cabe somente rezas ou orações, toda a Comunidade Ibegeana: pais, filhos, avós e netos, devem atrever-se a questionar a sociedade, quando da ausência do IBGE no cenário geopolítico do Brasil. Devemos a qualquer custo nos proteger, defendendo incansavelmente as bandeiras da instituição IBGE, das intenções obscuras e imprecisas dos governantes a respeito desta Nobre Instituição.
LUTEMOS PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO SENADO 392/08
, que inclui todos os servidores do IBGE no rol daqueles que desenvolvem atividades exclusivas de Estado.O BASTA!
A CAMINHO DA EXECUTIVA NACIONAL
IBEGEANOS, cientes da nossa proposta de LUTA, tentou O IMPERIALISMO SINDICAL da ASSIBGE-SN, por todos os meios, massacrar as nossas idéias, pois ao detectarem nossa presença na disputa para à Executiva Nacional, uniram-se todas as correntes ideológicas deste sindicato (SINDICATO É PRA LUTAR E ORGANIZAR A LUTA PELA BASE!), esta última criada pela fusão de outras duas muito conhecidas (SINDICATO DE LUTA E UNIÃO E LUTA), todas existentes há pelo menos 20 (vinte) anos, com propósito puro de criar impedimentos à nossa Chapa BASTA! de concorrer às eleições para a Executiva Nacional, IMPUGNANADO de forma funesta nossa inscrição.
No entanto, não conhecendo a GARRA e a disposição de LUTA do BASTA!, se desesperaram ao ver-nos por Liminar disputar e, possivelmente, extraí-los do PODER SINDICAL desta ASSIBGE-SN.
Contra o "coronelismo" sindical, e a perpetuação absurda desses grupos no Poder da ASSIBGE-SN, e da coleção de derrotas produzidas por esses grupos - últimas (PLANO DE CARREIRAS e FOSSO – NÍVEL INTERMEDIÁRIO). Nos arvoramos em conduzir a ASSIBGE-SN, nos trilhos da razão e das conquistas, pois trataremos a coisa sindical, calcada na tão sonhada Democracia. Todas as Bases serão ouvidas e respeitados serão seus anseios. VAMOS ENTÃO .... !!!!
A idéia BASTA !, surgiu no cenário de Lucas em 2005, devido ao acúmulo de perdas sofridas desde 1990; o esquecimento dos reajustes salariais por mais de 08 anos sobre os nossos salários e a debilidade técnica sindical no trato dos interesses de nossa Categoria.
O BASTA ! caminha intocável e ileso frente à essa infecta corrosão política sindical atuante neste Sindicato, evidencia por discursos, documentos e projetos, o quanto são obsoletos os métodos praticados por esses seguimentos ideológicos. Com clareza, didática e muita paciência, busca orientar Companheiros que compõe, por força ainda da proporcionalidade, a Coordenação em Lucas, questões políticas/administrativas que refletem no seio da Categoria. Todavia, caminho árduo, vez que os vícios sindicais ressaltam os olhos dessas antigas lideranças, dificultando, sobremaneira, a assimilação ao novo.
O que propomos então é:
Por outro lado, em nossa visão, o sindicato tem que trabalhar a opinião pública e, para isso, temos que preparar melhor nossos dirigentes com visões amplas de mundo, bem assim, capacitá-los para a promoção das disputas necessárias, a fim de inserir o sindicato no contexto da mídia e, via de conseqüência, facilitar suas conquistas.
Para tanto, apresentaremos a seguir nossa visão e compromisso:
UMA NOVA POSSIBILIDADE – IBGE CARREIRA TÍPICA DE ESTADO
NA DEFESA INSTITUCIONAL E PRESERVAÇÃO DE SEUS SERVIDORES
Para o BASTA ! foi difícil a criação de sua TESE, com respeito e propósito de apresentação aos congressistas do VIII Congresso da ASSIBGE-SN, haja vista o cenário de perdas sofridas por todos os funcionários do IBGE desde 1990. Atualmente, vemos todos os dias TERCEIRIZADOS sendo explorados e com salários baixos, concursos temporários e demissões assombram a todos terceirizados/efetivos, pois entrelaçam-se as razões, vez que ao contratarem pessoal por tempo determinado, maquiam a necessidade e atendem a proposta de Estado Mínimo. Amanhã: PRIVATIZAÇÃO, AGÊNCIA REGULADORA, ou.... Isto é o que vemos para o IBGE se ficarmos MUMIFICADOS, vendo o tempo passar. Diante deste quadro, tínhamos que propor algo novo, alguma saída para o caos que nos assusta, quando analisamos a possibilidade constitucional de condução do IBGE à Carreira Típica de Estado, inicialmente por meio de Emenda Constitucional (PEC). Daí conseguimos a devida aprovação congressual, e por falta de personalidade sindical, os operadores da Executiva Nacional das correntes "ditas" MAJORITÁRIAS e MINORITÁRIAS, rejeitaram encaminhar a todos os núcleos tais deliberações, prejudicando sensivelmente toda a Categoria. No entanto, não ficamos parados, fomos a Brasília e de gabinete em gabinete, apresentamos no Senado e na Câmara dos Deputados, nossa proposta de DEFENDER e CONDUZIR o IBGE à sua verdadeira importância. Trabalhamos em poucos dias, algo que nunca fora produzido, haja vista a Constituição Federal em outubro/2008, ter completado "APENAS" 20 (VINTE) anos de existência e, há pelo menos 10 (DEZ) anos, esses "ditos" dirigentes sindicais possuem cadeiras cativas na ASSIBGE-SN. Não obstante, por parte do Senador Cristovam Buarque, este esclareceu que, se mantivéssemos a idéia original de Projeto de Emenda Constitucional (PEC), este caminho seria árduo e de fácil combate pelo Poder Executivo, contudo, posicionado favoravelmente frente aos argumentos apresentados, ofereceu, desde que aceitássemos, a proposição de Projeto de Lei do Senado, sob sua autoria. O que imediatamente ocorreu e que resultou no PLS392/08. Não é só isso, possuímos também apoio de outros parlamentares quanto à aprovação da matéria, onde afastaremos inicial e definitivamente, os projetos de desmontes que já se encontram acelerados neste IBGE.
Outro aspecto importante reside no tocante às propostas de reformas administrativas, onde atacar-se-á incisivamente a estabilidade do servidor público. Neste caso, se já revestidos da armadura do enquadramento dos servidores que desenvolvem atividades exclusivas de Estado, encontrar-se-ão protegidos todos os funcionários do IBGE.
No que compete a salários, o primeiro passo foi propiciado pelo BASTA!, o trabalho árduo de sensibilização e conscientização do tema sobre os parlamentares, foi produzido. Na vitória sobre a tão esperada aprovação do Projeto de Lei do Senado nº 392/08, pelo Congresso Nacional e devidamente sancionado pelo Presidente da República, compete à toda Comunidade Ibegeana, lutar pelo devido enquadramento financeiro funcional de sua Categoria. Acreditamos que, em virtude da enorme responsabilidade da matéria e da aproximação do Censo 2010, todos os artifícios negativos sucumbirão aos fortes argumentos dos trabalhadores deste IBGE.
OUTROS TRABALHOS REALIZADOS PELO BASTA! EM BRASILIA
MEDIDA PROVISÓRIA 441
Em face do estrangulamento dos prazos para envio de propostas de Emendas à MP 441, e cientes de que ainda haveria tempo para trabalhar a RELATORIA, até então não conhecida, trabalhamos maciçamente por meio de documentos onde exibíamos o elenco de propostas e entregamos às Lideranças Partidárias, objetivando sensibilizá-las e obter seus respectivos apoios em prol da emendas.
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 92/2007
Na mesma época, no início de setembro de 2008, conhecendo a tramitação do aludido projeto na Câmara dos Deputados e cientes dos danos irreparáveis quando da aprovação da matéria pelo Congresso Nacional, também por documentos, apresentamos exposição de motivos pelos quais nos posicionávamos contra ao PLC 92/07, e da mesma forma anterior, procuramos sensibilizar os parlamentares nas duas Casas, com objetivo direto de sua REPROVAÇÃO.
RETORNO DE EX-SERVIDOR – COMISSÃO DE ANISTIA POLÍTICA – MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
Amparados por Assembléia Extraordinária em Lucas, deslocou-se o BASTA! a Brasília, acompanhado pelo o interessado e ex-servidor, em busca de possibilidades de penetração na Comissão de Anistia dos Demitidos no Governo Collor. Mediante explanações não muito coerentes pelos representantes daquela Comissão, tornou-se impossível naquele momento, impetrar qualquer pedido de anistia, contudo, não satisfeitos, e conforme promessas na própria assembléia autorizadora, membros do BASTA! avaliaram a possibilidade de intentar petição junto à Comissão de Anistia Política, do Ministério da Justiça, onde todos os cuidados técnicos foram tomados a fim de possibilitar de forma célere o seu restabelecimento funcional. Agora resta acompanhar e pressionar em prol de resultados positivos.
PEDIDO DE AGENDAMENTO COM MIN. PLANEJAMENTO E IBGE
PROJETO HABITACIONAL
Também no início do mês de setembro, o BASTA! direcionou solicitação ao Senador Cristovam Buarque, estendendo o convite ao próprio, no sentido de encaminhar PROJETO HABITACIONAL, financiado pela Caixa Econômica Federal, voltado a funcionários do IBGE que não possuem habitação própria. A realização das obras, seriam de imediato no grande espaço vago (terreno baldio) há anos, de responsabilidade do IBGE e de propriedade do Governo Federal, situado aos fundo do Complexo de Lucas, Rua Cordovil, onde antes existia a Vila de Casas de Funcionários do IBGE. Tal medida será de extrema importância, haja vista a revitalização de toda localidade, hoje falida, em face do maior número de moradores e receita urbana. Tais providências foram anteriores às reuniões dos atuais comandantes do Estado do Rio de Janeiro, os SRs.: Sergio Cabral/Governador e o Sr. Eduardo Paes/Prefeito Eleito, quando em reunião com o Presidente Lula, procuraram obter da Presidência da República, doação de terrenos
Iª EXPO IBGE NA ARTE DE SEUS TÉCNICOS
Inicialmente, trabalharemos a mídia no centro da política brasileira, vez que requeremos ao Senado Federal, por intermédio do Senador Cristovam Buarque, a liberação do SALÃO DO SENADO, objetivando expor artigos e trabalhos realizados pelo IBGE, na arte de seus técnicos, com objetivo de divulgar no seio político do Brasil, nossa missão.
OUTRAS PROPOSTAS:
ADICIONAL DE PERICULOSIDADE
As BASES DELIBERAM,
A Executiva Nacional
CUMPRE !
Esta assertiva, prende-se ao trato da coisa sindical onde ele realmente nasce, onde o apelo da Categoria surge, que são as BASES.
Desse modo, em qualquer território e em prol da Categoria, construiremos trincheiras e avançaremos nas propostas emanadas pelas BASES, fincaremos bandeiras nas questões de LUTAS direcionadas exclusivamente por elas (BASES), conduziremos de forma homogênea os assuntos que afetam todos os servidores do IBGE. Tornaremos a Executiva Nacional mais ágil, sejam nas questões políticas, jurídicas, informativas. Aglutinadora, pois trataremos em conjunto todos os assuntos de interesse da Categoria apontando os rumos a serem seguidos. Enfim, um novo modelo de trabalho será montado voltado única e exclusivamente aos interesses da Categoria.
Promoveremos a quebra dos muros deste Sindicato e propiciaremos a autonomia política, administrativa e jurídica aos Núcleos Sindicais, pois trabalharemos em conjunto sem o fantasma da "HIERARQUIA POLÍTICA", drasticamente tão adotada por esse retrógrado modelo que tem como propósito a perpetuidade no posto sindical.
Em virtude do elenco apresentado pelo BASTA ! ser do RJ, reduziremos absurdamente o alto volume de gastos com despesas de passagens pertinentes a deslocamentos de DIRETORES EXECUTIVOS, lotados em outros estados da federação e que cumprem plantões na Sede deste Sindicato. Tal providência não acarretará nenhum reflexo negativo com as demais regiões, vez que haverá um intenso trabalho com os seus respectivos Núcleos, tornando-os mais participativos no campo dos planejamentos e das decisões.
NÚCLEO DISTRITO FEDERAL - BRASÍLIA
Na visão do BASTA !, é de grande importância revitalizarmos completamente o NÚCLEO DF, logística e estrategicamente, pois entendemos que os PRIMEIROS OPERADORES DE PRESSÃO deste Sindicato, deverão ser preparados para atuarem nas frentes de contatos entre a CATEGORIA x EXECUTIVO x CONGRESSO NACIONAL, permeando os bloqueios da distância, dos estratagemas dos governos, trabalhando na unificação do funcionalismo público, dentre outras, facilitando as conquistas. Dessa forma, reuniremos periodicamente com os Companheiros de Brasília, objetivando talhar o perfil mais arrojado para tais tarefas.
ARRECADAÇÃO DE MENSALIDADES
Um dos grandes problemas deste sindicato, chama-se ADMINISTRAÇÃO – pois não sabemos quem somos (associados), não sabemos onde trabalhamos e para onde descontamos as mensalidades. É difícil associar-se e na mesma via desfiliar-se, listagens totalmente desatualizadas e outros atropelos são verificados. Promoveremos então, um recadastramento amplo, com atualizações periódicas, repassando-as aos demais núcleos com as respectivas informações indivíduo/associado/mensalidade, facilitando, sobremaneira, a administração local com seus projetos e campanhas, tornando, visível e transparente, todos os procedimentos administrativos.
DENÚNCIAS
Sob a responsabilidade representativa dos interesses da Categoria do Núcleo Sindical de Lucas, o BASTA!, em face dos inúmeros atropelos negligência e omissões, todos produzidos pela Direção do IBGE, promoveu dentre outras, as seguintes denúncias aos poderes públicos:
- Ministério Público do Trabalho
Produção de denúncia voltada à contratação irregular de trabalhadores temporários.
- Conselho Regional de Engenharia – CREA/RJ
Produção de denúncia voltada à obras sem a exposição do devido responsável legal. Obras que deixam dúvidas quanto a sua correta engenharia. Local – Serviço Médico e Gráfica
- Ministério do Trabalho
Produção de denúncia voltada à área disponibilizada ao Setor de Limpeza, vez que não existia local devido para composição e guarda de materiais químicos, refeitório e outras irregularidades. Fato este que, após denúncia, encontra-se em obras o aludido setor, adequando-o às suas reais necessidades.
Por essas razões é que contamos com sua aprovação e pedimos a RENOVAÇÃO da EXECUTIVA NACIONAL DA ASSIBGE-SN.
VOTE BASTA !
Lutaremos incansavelmente por este adicional, por considera-lo justo frente ao enorme trabalho de risco a que se submete os trabalhadores de coleta de informações das agência do IBGE. Ao nosso ver, é inadmissível o total desprezo sofrido pelos trabalhadores por parte da direção do IBGE e pelo própria ASSIBGE-SN.
CENTRAL DE PERÍCIAS MÉDICAS
Nós do BASTA!, há muito denunciamos à Categoria, os reais propósitos da grande obra produzida no antigo espaço destinado ao Serviço Médico de Parada de Lucas. Destacamos que a verdadeira intenção do governo é realizar a disponibilização on-line de todos os prontuários médicos existentes de seus servidores, permitindo aos agente autorizados pelo sistema, acesso imediato dos dados de seus servidores, estejam estes no extremo norte ou sul do país, constituindo uma única Unidade de Perícias Médicas para todo o Serviço Público Federal, desdobradas em pólos estratégicos de atendimento pelo país afora, permitindo, assim, que um funcionário do IBGE possa vir a ser atendido por um médico de outro órgão público diferente. A princípio, idéia interessante e inteligente, entretanto, reside neste simples movimento, a possibilidade instantânea da área de Recursos Humanos do governo, atuar incisivamente no primeiro momento, nas reavaliações das Aposentadorias por Invalidez e, neste caso, em face do desconhecimento do histórico do paciente, da natureza de seu trabalho, poderá vir, e o real propósito é este, caçar a aposentadoria e reativar sua força de trabalho. Em outros casos, até a exoneração é prevista. Sendo assim, trabalharemos incansavelmente na união dos servidores públicos federais, pois consideramos que, compete a todos os sindicatos de instituições públicas, de forma articulada, inibir as verdadeiras intenções que se escondem por trás desse plano governamental, com o total amparo da idéia do Estado Mínimo.
CENTRAIS SINDICAIS
Respeitamos incondicionalmente todas as deliberações congressuais. No que compete às do VIII Congresso Nacional da ASSIBGE-SN, quando em sua forma ampla e democrática deliberou que todas as centrais sindicais deveriam participar de encontros, debates, ser ouvidas, nesta ASSIBGE-SN, possibilitando a Categoria a escolha de sua real representante, se houver. Concordamos plenamente, deixando na oportunidade nosso testemunho que serão ouvidas todas as Centrais disponíveis. Não seguiremos no caminho da execração de algumas, nem tampouco, com o discurso de que devemos obedecer o resultado de um PLEBISCITO, que é anterior às últimas deliberações congressuais, onde resulta na idéia do favorecimento de uma das Centrais CONLUTAS, em detrimento de outra - CUT. Somos alheios a qualquer preferência, pois não nos cabe o direito de escolha, e sim, aos seus maiores interessados, a CATEGORIA IBEGEANA. Não consideramos ser este o papel correto de uma representação sindical, onde pratica-se o total cerceamento das idéias, bem como, a frontal agressão aos apelos e anseios de sua Categoria, quando reunida em Congresso Nacional da ASSIBGE-SN.
SEDE CAMPESTRE
Aquisição de SEDE CAMPESTRE, sonho de toda categoria Ibegeana. Vemos também a comunhão deste sonho à enorme possibilidade de minimizar custos periódicos com eventos, sejam por conta de Congressos Nacionais, Direções Nacional ou outros que se façam necessários, pois reuniríamos todos os representantes eleitos na nossa própria sede, eliminando em definitivo os altos gastos hoteleiros.
UM CONCEITO DE EXECUTIVA NACIONAL
Nosso conceito de EXECUTIVA NACIONAL, é algo diferente do "coronelismo" atualmente praticado pelos "ditos" Diretores Executivos (majoritária e minoritária) que são respectivamente: Sindicato é pra Lutar, Sindicato de Luta e União e Luta, uns caracterizados pelo modelo ditatorial e outros pela omissão. A certeza do BASTA! é única:
PARA
EXECUTIVA NACIONAL
Gostei das matérias e das propostas expostas neste BLOG.
ResponderExcluirDesejo que consigam assumir este papel renovador no seu sindicato e que transportem esse otimismo e criatividade para os outros sindicatos, assim como o meu - Bancários.